07 março, 2014

Pixlr - Sobreposiçao de imagens

sobreposição de imagens Horizonte profundo
A utilização do técnica de sobreposição de imagens é muito interessante e pode resultar em excelentes resultados.
Existem editores que o fazem de um modo automático a exemplo das colagens efectuadas com o Picasa.
Hoje vou indicar-lhe como pode fazer a sobreposição de imagens e em simultâneo controlar alguns dos seus parâmetros, de modo a personalizar a sua obra.
Iremos, mais uma vez, recorrer ao, excelente, editor online Pixlr.

Tome em consideração que todas as imagens disponibilizadas nesta mensagem foram reduzidas, propositadamente, das suas dimensões originais. Das dimensões dos originais serão feitas referencias para uma melhor percepção.

Antes de referenciarmos as diversas técnicas envolvidas, gostaria de lhe indicar um pequeno truque que eu uso para obter os meus resultados. Ele têm a haver com as cores predominantes nas fotos a utilizar. As imagens de fundo muito escuras só resultam se o outro elemento for com cores muito brilhantes. Eu prefiro usar as imagens com fundos claros ou que existam predominância, em ambas as imagens, duma determinada cor.
Tudo isto porque a sobreposição irá "fundir" as duas imagens numa só. Você pode utilizar mais  que 2 imagens, mas Eu pessoalmente gosto de utilizar só duas.

Vamos ao exemplo e às técnicas.
Vamos usar duas fotos com "predominância" de dourados.
A 1ª imagem, que vou usar como fundo, é a de um por-de-sol sobre o rio Sado, com reflexos dourados sobre o rio. A mensagem do original têm 1920x1080.
Rio Sado dourado

A 2ª imagem, que vou usar como elemento a sobrepor, é a duma bonita mascarada, com um olhar profundo,  e cuja cor predominante é o dourado. A mensagem do original têm 640x480.
Bonita mascarada com um olhar profundo

Vamos às técnicas.
  1. Abra o Pixlr
  2. Carregue a 1ª imagem a partir de "Abrir imagem do computador"
  3. Carregue a 2ª imagem a partir de "Camadas/ Abrir imagem como camada"
  4. Manipule a 2ª imagem através de "Editar / Transformação livre" de modo a adequá-la às dimensões pretendidas. No meu exemplo pretendi que a 2ª imagem preenche-se a totalidade da 1ª e depois desloquei-a para posicionar o olhar sobre o horizonte
  5. Vá para a caixa de dialogo "Camadas".  Clique em "Toggle layer settings" que significa "Configurações da camada de alternância" e abre-se mais comandos na caixa "Camadas", a "Opacidade" e o "Modo". Veja a figura seguinte.
    Configurações da camada de alternância
  6. Por defeito a "Opacidade" vem com o valor 100 e o "Modo" Normal. Eu reduzi a opacidade para 31 o que resultou na imagem que ilustra o inicio desta mensagem com o nome "Horizonte profundo" e com as dimensões originais de 1920x1080 que são as mesmas da imagem de fundo ou seja a 1ª imagem.
  7. Existem no entanto diversas variantes que deve testar e verificar pois os resultados são muito variados. Verifique na figura seguinte as dicas sobre esta caixa de diálogo "Camadas"
    Pixlr Comandos caixa de diálogo "Camadas"
  8. Como comparação veja outra sobreposição (distinta do exemplo acima indicado e efectuada com modo Lighten e opacidade 38.
    Horizonte profundo 2_25pct png
  9. Para uma melhor comparação criei um gif animado com o "Gifmaker.me". Veja como as sobreposições são distintas, quer entre si quer das imagens que lhe deram origem.
    Horizonte profundo gif
  10. Não se esqueça de ir salvando as suas obras e
Divirta-se
JotaV

PS: Se desejar saber mais sobre o Pixlr consulte a página de topo: Pixlr - Dicas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...