14 agosto, 2016

Peinture Art com o Paint.Net

Peinture Art - FINAL- com o PaintNet
Vamos recorrer ao imaginário associando diversas técnicas aqui publicadas e transformar um foto em pinturas com a ajuda do Paint-NET.
A base será sempre a utilização de duas camadas, uma como plano de fundo (a nossa foto) e adicionado uma nova camada (que pode ser a mesma) e depois recorrendo (nalguns casos a efeitos) e às propriedades das camadas para recriar lindas pinturas a partir duma só foto.
São 7 (sete) os exemplos que criei para si e que estão demonstrados na animação gif que inicia esta mensagem. Veja-a em tela cheia para ver os detalhes.
A base ou plano de fundo, comum a todos os exercícios é a a foto seguinte, à qual vamos adicionar novas camadas. Vamos chamar-lhe "Flor FHD"
Flor FHD do JotaV
Todos os detalhes e imagens serão disponibilizados (gratuitamente) para que as possa reproduzir.
Como nota geral não se esqueça que todos os elementos a compor devem tre a mesma dimensão. Neste exemplos todos os elementos tem 1920 x 1080 pixeis.

Vamos ao 1.º exemplo

Neste caso vamos socorrermos de alguns exercícios descritos na mensagem "Criar fundos com triângulos-online".
O nosso objectivo será o seguinte
Exemplo 1 JotaV
Ou seja a partir da "Flor FHD" iremos adicionar como nova camada a "pattern personalizada" (imagem seguinte) descrita na mensagem acima referida
pattern personalizada JotaV
Para tal:

  1. Vá para o Paint.Net e abra a  "Flor FHD".
  2. De seguida vá ao comando "Camadas" e seleccione "Importar do ficheiro" para adicionar a "pattern personalizada" como segunda camada ( em alternativa, com a "Flor FHD" aberta no Paint.NEt, pode arrastar a "pattern personalizada" para cima dela e seleccionar "Adicionar com camada"
  3. De seguida e posicionada nesta ultima, a "pattern personalizada", ver posição "A" da figura seguinte, clique no ícone "Propriedades", posição "B". Em modo, posição "C" escolha "Oux". Mantenha a opacidade no valor padrão (255). Clique em OK para aplicar e depois salve o seu trabalho.
    Procedimento exemplo 1 JotaV
  4. O resultado é o apresentado na figura seguinte:
 pattern personalizada+oux 255 JotaV

Vamos agora ao 2.º exemplo

Iremos proceder também com as técnicas descritas em "Criar fundos com triângulos-online".
O objectivo é:
Exemplo 2 JotaV
Para tal criamos um fundo triangular no Trianglify Generator, descrito na citada mensagem,  com a palete branco para preto
palete branco para preto

e que foram aplicados os valores de 0,58 e 125 respectivamente em Variância. (Variance) e Tamanho da célula (Cell Size) dos quais resultaram o seguinte padrão
pattern to black 058-125
De seguida utilizamos as técnicas descritas no exercício anterior de 1 a 5 com a pequena alteração da opacidade que neste caso reduzimos para 251. Eis o resultado
pattern to black 058-125+oux 251 JotaV

3.º exemplo:

Neste exemplo vamos introduzir uma pequena alteração. Em vez de adicionar uma nova camada, vamos a "Camadas" e seleccionamos "Duplicar a camada".
Nesta segunda camada, vamos a propriedades e alteramos o modo para "Negativo"
Procedimento duplicação camada A

O resultado é o seguinte
Flor duplicada+negativo 255 JotaV

4.º exemplo:

Neste exemplo vamos continuar a usar a duplicação de camada. Na segunda camada duplicada (a de cima) vá a "Efeitos / Estilizar" e seleccione "Contornos". Eu usei os valores 12 e 50 respectivamente para "Espessura" e "Intensidade". Ok para aplicar.
De seguida, e sempre posicionado na camada de cima, vá a propriedades e no "Modo" escolha "Oux".
Eis o resultado
Flor duplicada+contorno 12-50+oux 255 JotaV

5.º exemplo:

Neste exemplo e nos seguintes vamos recorrer a um elemento recriado na mensagem "Criar Efeito de fogo com o Paint-Net" . Mais concretamente a este (Fogo 2)
Fogo 2

O elemento "Fogo 2" será sempre usado como camada de cima (neste e nos exemplos seguintes). As alterações serão efectuadas nas "Propriedades" desta camada de cima. Assim neste exemplo usamos o Modo = Oux, Opacidade 255, com o seguinte resultado
Flor + fogo 2 0ux 255 JotaV

6.º exemplo:

Idem exemplo anterior, Modo = Diferença, Opacidade 255, com o resultado seguinte
Flor + fogo 2 diferença 255 JotaV

7.º exemplo:

Idem exemplo anterior, Modo = Negativo, Opacidade 255, que resultou no seguinte
Flor + fogo 2 negativo 255 JotaV
Espero que tenha gostado.
Divirta-se
JotaV  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...